Hoteleiro cuidado com a Guerra de Preços!

(Imagem: Divulgação)

Por Repórter Colaborador

Quero atentar a hotelaria brasileira para não entrarem em guerra de diárias, assim que os seus hotéis voltem a operar pós Covid19.

O segmento hoteleiro nacional, amarga a pelo menos duas décadas por desatualização tarifárias motivadas por diversos pacotes e crises. Em quase todas as crises passadas, a guerra de preços prevaleceu, provocando assim fechamento de hotéis e investidores que amargaram prejuízos irrecuperáveis até os dias de hoje.

Entendemos que os custos em um hotel são diários, além do alto custo fixo e da variável também.

O momento agora nos chama para uma reflexão e união da categoria e não para uma guerra porque o segmento será muito pressionado por baixarem os seus preços e aumentarem prazos de pagamento.

(Divulgação)
Ficam algumas dicas para a evitarem a Guerra de Preços:
  • Valorize o seu produto e serviço, MAS NÃO SUPER VALORIZE;
  • Não se deixem poluir com a mentalidade de baixar preços meramente por baixar;
  • Crie um comitê estratégico de revenue management;
  • Reformule a política comercial e preços de diárias e outras fontes de receitas se houverem (Alimentos&Bebidas, Frigobar, Lavanderia, Sala de Eventos, Banquetes, Internet, Estacionamento e outros);
  • Ratifique os seus custos antes de precificar as diárias;
  • Revise o seu Orçamento e Plano de Metas de Vendas, torne-os factíveis e não viaje na maionese;
  • Use as informações do CRM;
  • Seja prudente gerencie a liberação de condições para a OTAs, porque elas podem provocar uma disputa de preços;
  • Pratique Benchmarking e relacionamento com os seus players, lembre-se que o seu concorrente não é seu inimigo, mas se você quebrar ele não pagará as suas contas;
  • Pesquise os preços através dos canais de distribuição e também através dos parceiros e clientes;
  • Evite repassar o aumento de custos imediatamente, se não for possível absorver faça isso de forma gradual;
  • Desenvolva a Curva ABC e contate imediatamente os seus principais clientes afim de manter o fluxo de utilização;
  • Refaça a sua Cesta Competitiva e troque informações Verdadeiras (Diária Média, Ocupação e Revpar). Tenha Cuidado para não tomar ações estratégicas usando estes dados, porque muitos passam informações destorcidas quando não falsas;
  • Refaça a sua análise SWOT e potencialize os seus pontos Fortes que se destacam e solucione os pontos fracos se possível;
  • Trabalhe com tarifas flutuantes e sazonais.
  • Crie e agregue valores que superem os descontos.
  • Invista suas energias em como captar novos clientes e estabeleça metas de prospecção, novos clientes e mercados te ajudarão;
  • Avalie o seu Funil de Vendas e o ajuste para ser mais assertivo no fechamento de leads;
  • Não emperre a roda, estabeleça regras que permitam flexibilidade de negociação para sua equipe comercial.

Os seus clientes muitas vezes são clientes do seu concorrente, portanto Não Forme Cartel, porque isso é crime conforme a Lei 8137/90 e também se atente para a Lei Antitruste 12529/11.

Se tiver dúvidas pratique a pergunta:
  • 1)Se eu baixar os preços o que acontece? 2) E seu eu não baixar os preços o que acontece?

E por fim sugiro convoque imediatamente os sócios, ou investidores ou o proprietário do hotel, afim de avaliar as expectativas e valide as decisões estratégicas.

Aja com CAUTELA, mas seja rápido, porque o maior prejuízo de uma empresa é Não Vender!


Fonte : Ricardo Aly , Diretor de Vendas e Marketing , da RA Marketing Estratégico

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment